Medalha João Cipriano da Rocha Loires 2014 - Homenageado José Reck

Publicado em 22/08/2014

Histórico:

José Reck nasceu em 25 de outubro de 1924, na cidade de Encantado – RS, FILHO DO CASAL João Reck e Angela Pretto.

Casado há 62 anos com Jecy de Moura Reck, teve cinco filhos: Joice, Jairo, Jane, Janete e Joeci; 10 netos e 03 bisnetos.

Chegou a Nonoai em 1948 como dentista prático, exercendo a profissão por 15 anos.

Participou ativamente da Comissão Emancipacionista de Nonoai.

Homem humilde, de pouca instrução, mas determinado, foi inserindo-se na política fazendo amizade com governadores, senadores e deputados. Sua influência politica foi determinante para muitas conquistas que beneficiaram o nosso município, abrindo caminho para o desenvolvimento.

José Reck foi um grande líder que, juntamente com outros nonoaienses, conseguiu trazer para Nonoai inúmeros projetos, obras e benfeitorias que foram fundamentais para impulsionar o crescimento local.

Participando ativamente em vários segmentos da comunidade nonoaiense, se destacou na Educação, como Prefeito preocupado com a construção de escolas e formação de docentes; no voluntariado, foi integrante do 1º Lions Clube de Nonoai e, posteriormente, presidente da entidade; sempre prestativo e interessado em ajudar aos que precisassem, deixava seu carro, único da cidade, à disposição, sobretudo para casos de transporte de doentes.

Religioso, sempre contribuía com a Igreja, especialmente com o Pe. Miguel de Cöck, de quem era muito amigo e com quem projeto o nome de Nonoai para a região e para o Estado.

Na vida política, José Reck deixou sua história registrada nos Poderes Executivo e Legislativo: vice-prefeito em 1959, na primeira gestão político-administrativa do município; prefeito por dois mandatos; vereador de 1983 a 1988 e Presidente da Câmara Municipal por dois anos, em 1983 e 1984.

José Reck deixa, aos 89 anos, sua marca na história de Nonoai como exemplo de honestidade, reponsabilidade, caráter, competência, determinação, contribuição e dedicação à comunidade.