2011 - Medalha João Cipriano da Rocha Loires - Homenageado Olmiro Loures Sperry

Publicado em 06/10/2016, Por Assessoria de Comunicação

HISTÓRICO:

Olmiro Loures Sperry, nasceu a 09 de agosto de 1929, na cidade de Nonoai-RS, filho do casal João e Emília Sperry. Casado com Maria Cecília Lunardi Sperry e tem três filho, Elaine Maria, Elizete Maria e João Manuel.

Graduado em Odontologia, iniciou sua carreira profissional em Xaxim-SC em 1955 exercendo até 1962, quando veio residir e trabalhar como dentista em Nonoai, aposentando-se em 1994.

Exerceu também a função de dentista no Departamento de Assistência ao educando no Ginásio Estadual de Nonoai de 1963 a 1994.

Foi condecorado com o premio João Cipriano da Rocha Loires pela Câmara Junior de Nonoai.

Escritor e historiador, ocupa  a cadeira nº 192 da Academia de Letras dos municípios do Rio Grande do Sul desde 29 de outubro de 1999.

É pessoa que se destaca por sua honestidade, responsabilidade, caráter, competência, cultura, sensibilidade, contribuição e dedicação À comunidade.

Participou ativamente nos seguintes segmentos da comunidade nonoaiense:

Educacional:

Titulado em Ciências Naturais foi professor de Ciências Físicas e Biológicas e Educação Moral e Cívica na Escola de 1º e 2º grau Maria Dulcina; foi idealizador e fundador do CNEC, sendo o 1º presidente do setor local.

Religioso:

Foi presidente da Comissão pró-volta dos restos mortais dos beatos Manoel e Adílio; Idealizador, junto com o Pe. Miguel de Cöck, e signatário do contrato para confecção do monumento aos mártires Pe. Manoel e Adílio.

Político:

Signatário da 1ª ata e membro do conselho deliberativo pró-emancipação de Nonoai; Foi vereador por duas legislaturas 1964 a 1969 e 1969 a 1973, sendo eleito presidente da Câmara por 5 vezes. Foi vice prefeito d e1973 a 1977.

Esportivo:

Fundador e 1º presidente da Sociedade Amigos do Lazer de Nonoai-SAL; Presidente do Conselho Municipal de Desportos –CMD, de 1983 a 1987; Participou de torneios esportivos na comunidade e fora do município.

Trabalho Voluntário:

Foi fundador e 1º presidente do Centro Cultural de Nonohay, sendo responsável pelo Museu; Participou do Coral do Centro Cultural de Nonohay.