Medalha João Cipriano da Rocha Loires 2012 - Homenageado Ludovico Golin

Publicado em 13/12/2012, Por Assessoria de Comunicação

Ludovido Golin é filho de imigrantes Italianos. Seus pais, Giulio Golin e Adélia Carbonari Golin chegaram ao Brasil em 1891 e instalaram0se em Bento Gonçalves, onde trabalhavam na agricultura familiar. Alguns anos depois, mudaram0se para Rio dos Indios, comunidade em que Ludovico nasceu, em 09 de outubro de 1921.

Com seus pais e seus 11 irmãos viveu até seus 21 anos, saindo para servir o quartel durante a segunda guerra, onde ficou durante três anos. Em 1945, após o fim da guerra, Ludovico Golin volta a residir na casa paterna, onde trabalhava com sua família na agricultura em Rio dos Índios.

No final da década de 40, Ludovico comprou a Sapataria Buco Marquiori, e começou a exercer a profissão de sapateiro, mudando o nome da sapataria para Sapataria Golin.

Durante esse período, Ludovico Golin e Suelin Mello conceceram-se e começaram a namorar. No dia 11 de outubro de 1952 casaram-se e tiveram oito filhos: Jussara, Salete, Hermes Antônio, Eluisa Fátima, Amélia, Célio, Lúcia (in memória), Julio César e Raquel Teresina (in memória).

Ludovico Golin sempre foi um cidadão ativo socialmente e politicamente. Foi vereador por duas legislaturas, de 1969 a 1972 e de 1977 a 1982, presidente do legislativo em 1971. Candidato a vice-prefeito em 1973 foi secretário de Serviços Urbanos.

Preocupado com as questões políticas e sociais, Ludovico auxiliou na Construção do Hospital São Roque e Hospital Comunitário, onde presidiu esta instituição. Também foi sócio-fundador do Clube recreativo Nonoaiense, do Lions Club e da Rádio Nonoai.

Após encerrar sua carreira profissional, Ludovico ainda assumiu o cargo na Prefeitura de Nonoai, como Secretário de Serviços Urbanos, durante 1997 a 2000.

Atualmente, com 90 anos, Ludovico reside em Nonoai, está aposentado desde 1984. Tem 8 filhos, 13 netos e 11 bisnetos.