Câmara Municipal de Vereadores realiza Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e entrega do Troféu Mulher Cidadã 2019 para Volnete Maria Fornari Zanette.

Publicado em 11/03/2019, Por Assessoria de Comunicação - Gabriela Mattes Brustolin

Aconteceu no dia 08 de março de 2019, a homenagem na Câmara de Vereadores de Nonoai, comemorativa ao Dia Internacional da Mulher e o Troféu Mulher Cidadã, que é o reconhecimento para uma pessoa que desempenha relevantes serviços à comunidade, na rotina diária, que faz a diferença no meio social onde atua.

A indicação da escolhida foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nonoai e Grupo da Terceira Idade Alegria Nonoaiense, onde foi a homenageada a Senhora Volnete Maria Fornai Zanette, presidente a 24 anos da Casa de Assistência Amor e Caridade de Nonoai.

Conheça um pouco sobre a homenageada

No dia 04 de abril de 1953, um sábado de aleluia, nascia na pequena cidade de Anta Gorda, localizada no Vale do Taquari no RS, Volnete Maria Fornari Zanette. Foi à terceira filha, sendo a primeira mulher do casal, João Scandolara Fornari e Elegantina Bisleri Fornari.

Muito criança ainda mudou-se para a vizinha cidade de Arvorezinha, terra do seu pai, onde viveu até seus dez anos de idade. Em 1963, a família passou a residir em Passo Fundo e lá ela foi aluna dos Colégios Notre Dame e Enav.

No ano de 1972, ingressou no curso de Direito da UPF. Em 21 de julho de 1973, os ainda estudantes, Volnete e Isar resolveram unir suas vidas através do Santo matrimônio e com a chegada do primeiro filho interrompeu o curso de Direito no segundo Ano.

Com a formatura do esposo em Dezembro de 1975, logo nos primeiros dias do seguinte fixaram residência aqui em Nonoai, cidade a que residem há 43 anos.

Esposa e mãe dedicada abriu mão de seus projetos pessoais para dedicar-se a sua família na condução do lar e educação dos filhos, sendo a principal responsável pela formação dos mesmos.

Em meados da década de 80 até início dos anos 90, foi proprietária de um estabelecimento comercial voltado ao público feminino. Participativa esteve ao lado do marido quando esse foi presidente da Fundação da Sociedade Parque Recreativo Nonoaiense. Foi sua companheira e a grande condutora na gestão do esposo, quando o mesmo foi presidente do Clube do Comércio, época de grandes bailes e memoráveis carnavais que marcaram para sempre a sociedade Nonoaiense.

Participou da Fundação do Lions Clube de Nonoai e exerceu os cargos de secretária, tesoureira e presidente, sempre participativa ativamente até 2011, época em que se desligou do clube.

Exerceu diversos cargos e sempre colaborou ativamente nos colégios Educandário Nossa Senhora das Graças e CNEC.

Mãe de cindo filhos, avó dedicada e carinhosa de seis netos. Amada, querida e idolatrada por todos eles que carinhosamente a chamam de Diva.

Para o Esposo foi sempre o seu porto seguro nos momentos difíceis da vida. Adora viver, andar sempre elegante e perfumada. Gosta de pintar telas e fazer tricô. Gosta de festas e tem muito orgulho das suas amizades.

Em casa tem paixão por reunir a família, comemorar sempre com a casa toda enfeitada, farta comida, todas as datas significativas como natal, páscoa e aniversários. Nunca esquece ninguém dos seus familiares e gosta de presentear a todos em todas as ocasiões.

No ano de 1995, foi um ano marcante em sua vida. Iniciou com perdas e depois vieram os ganhos como presentes de Deus. Neste ano, assumiu a presidência da Casa de Assistência Social Amor e Caridade de Nonoai, sua grande paixão como trabalho de voluntária em favor daqueles que na vida só lhes resta a mão consoladora e o amparo dos que tem boa vontade. São quase 24 anos de trabalho, dedicação e amor ao próximo.