CÂMARA DE VEREADORES ANUNCIA INSTALAÇÃO DO POLO DO INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE (IFSUL), E DIVULGA EDITAL DE VAGAS

Publicado em 06/10/2023, Por Assessoria de Comunicação

A população de Nonoai, jovens e adultos, passam a ter a possibilidade de estudar em uma universidade federal com cursos técnicos, de graduação e pós-graduação gratuitos. Nesse primeiro momento, os cursos são a distância, com encontros presenciais. A Câmara Municipal de Vereadores trabalhou no projeto para a Instalação do Polo da Universidade Aberta do Brasil através do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) desde meados de 2022, realizando reuniões com o Pró-Reitor de Ensino do IFSul, professor Rodrigo Nascimento da Silva, onde foi apresentado as demandas da região e a viabilidade para a instalação no município. Após os deferimentos do Pró-reitor, os vereadores aprovaram na Sessão do dia 03 de outubro, o Projeto de Lei do Executivo Municipal 050/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), criando o Polo Universidade Aberta do Brasil, amparado pelo Ministério da Educação.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Benildes Casarin Zanatta, informa que desde o dia 22 de agosto de 2022 os Vereadores começaram a participar das tratativas de implantação da instituição.

- Realizamos reunião posteriormente, com o Coordenador de Articulação dos Polos, Josoé Marques da Silva, que mostrou como o projeto ocorria em outros municípios e a sua importância para o município de Nonoai, que somado aos municípios limítrofes, chega a uma população de 60.000 habitantes. Os vereadores tiveram a certeza que o projeto irá beneficiar muitos jovens que poderão cursar o ensino técnico e ensino superior gratuito, e a partir de então começaram a buscar informações junto a Secretaria de Educação.

A grandiosidade do projeto e sua importância para Nonoai justificou o requerimento número 08, proposto pelas bancadas do PT e PDT, buscando a autorização Legislativa para agir, dentro de suas atribuições no sentido de lutar pelo projeto.

No dia 04 de julho de 2023, na Câmara Municipal de Vereadores, aconteceu uma importante reunião com a presença dos vereadores, do Pró-Reitor do Instituto Sul Riograndense Rodrigo Nascimento da Silva, da chefe de gabinete do Ministério dos Povos Indígenas Joziléia Daniza Jagso Inácio Jacodsen e Ana Patté, Assessora Parlamentar do Ministério dos Povos Indígenas, da Prefeita Adriane Perin de Oliveira e Secretários Municipais, representantes da Comunidade Indígena, Diretores de Escolas e Professores, além de representante da Funai- Regional Passo Fundo, para reafirmar a importância da instalação do Polo da IFSUL em Nonoai.

A Presidente Benildes destaca que os Vereadores buscaram com insistência que esse projeto se tornasse realidade.

- Trabalhamos de forma reiterada, através de reuniões e encontros, para o afinamento de ideias em prol da cultura e da educação de nosso povo.

“Nós queremos Educação e Cultura para o nosso povo”

- Hoje, finalmente o Polo Federal que abarcará o ensino profissionalizante de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação, na modalidade a distância, ligado a IFSUL é uma realidade. Com o sentimento de êxito e dever cumprido, agradeço aos meus colegas de bancada estendendo a todos que participaram e ajudaram nesse processo. Nonoai merece, nosso povo merece o IFSUL, conclui a Presidente da Câmara de Vereadores, Benildes Casarin Zanatta.

Em entrevista, com o pró-reitor de ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento, ele parabeniza a todos que se envolveram nesse movimento e agradece pela receptividade dada a instituição, que trabalha com educação pública, gratuita e de qualidade em 14 campus no RS e em 63 polos de educação. “

Para nós, levar a educação aos locais que não tem curso técnico e superior, é uma missão incansável e dessa forma Nonoai está de parabéns”.

A Câmara Municipal de Vereadores também divulga que está aberto o Edital para a seleção de três tutores para o Polo de Nonoai, para atuar no monitoramento dos cursos. Os interessados deverão acessar o Edital: https://intranet.ifsul.edu.br/editais/download/126406.