A Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai entregou, na noite desta quarta-feira (27), mais uma Medalha João Cipriano da Rocha Loires. O escolhido foi o Sr. João Rossatto, indicado pelo Poder Executivo Municipal.
Conforme estabelece a Lei Municipal nº 2.723, de 16 de fevereiro de 2011, anualmente, um cidadão nonoaiense é homenageado com a condecoração Medalha Mérito João Cipriano da Rocha Loires. Compete a nove entidades do município a indicar o nome de um cidadão que tenha se distinguido na sociedade nonoaiense, por relevantes trabalhos prestados nas áreas de: defesa dos direitos sociais e combate à violência, educação, política, profissionalização, saúde e atividade comunitária, investimento/empreendedorismo e voluntariado.
Quem é João Rossatto
Nascido no interior de Sarandi – RS, no dia 11/101/1940, veio para Nonoai em 1967, com a função de professor de matemática da Escola Estadual Maria Dulcina.
Um homem sereno, calmo, um pai muito presente , um vô amado, um amigo prestativo, um marido exemplar, um homem de um grande legado.
No esporte e no lazer: Teve participação na fundação do Esporte Clube Guarani, Veterano e Sociedade Esportiva Cenecista.
Na área social: Foi sócio fundador da Sociedade Amigos do Lazer, Sócio Fundador do Clube de Amigos de Nonoai (CAN) . Na qualidade de presidente do CAN ,participou das primeira reuniões com as entidades desta cidade, com o objetivo de solicitar apoio na construção do Clube Recreativo Nonohayense.
Na política: Foi vereador em duas legislaturas (1989 a 1992) (1997 a 2000).Ocupou o cargo de presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nonoai em 1992.Recebeu destaque na realização da Constituinte Municipal.
Na Educação e Cultura: Foi professor das Escolas Cenecista e Escola Estadual Maria Dulcina, foi diretor da Escola Cenecista e vice diretor da Escola Estadual Maria Dulcina.
Secretário Municipal de Educação em duas administrações.
Participou e incentivou a formação do Grupo de Artes Abrindo Fronteiras e do Coral do centro Cultural de Nonoai.
Continua fazendo parte da nossa sociedade e inspirando muitos nonoaienses.